




Não é de hoje que os óculos escuros fazem sucesso entre todas as tribos, classes e culturas diferentes. Há quem os use por mero capricho ou questão de status, uns para proteger a visão e outros por todas as alternativas anteriores. A tecnologia e o design dos óculos existentes hoje no mercado possibilita unir proteção, qualidade e elegância num único produto.
Vamos viajar ao passado e descobrir como nasceu essa divina invenção que fascina tanto homens como mulheres.
Segundo o site http://www.planetanews.com/news/2006/10379, "diz à lenda que o imperador romano Nero gostava de assistir brigas de gladiadores usando pedras preciosas polidas para proteger seus olhos. O primeiro registro de óculos de sol, feitos de quartzo em tons esfumaçados, é chinês, do século XII, usado para proteger da claridade. Na corte chinesa da época, os juízes usavam essas lentes para esconder suas expressões faciais no interrogatório das testemunhas.
James Ayscough, inglês que ficou conhecido por seus microscópios no século XVIII, recomendava lentes pintadas de azul ou verde para problemas de visão, e não para proteção contra raios solares. Nos EUA, Sam Foster foi o primeiro a comercializar óculos escuros em 1929, sob a marca Foster Grant, que existe até hoje".
É possível encontrar óculos de todos os tipos, tamanhos, formas e cores para os mais variados bolsos e gostos, mas cuidado ao adquirir um óculos solar, certifique-se da qualidade do mesmo verificando a proteção que eles proporcionam a seus olhos. Os óculos escuros protegem não só os olhos em si, mas também a pele (pálpebras) ao redor deles, prevenindo rugas e manchas causadas pelos raios UVA/UVB.
A conhecida marca Oakley criou para os esportistas, óculos com aparelho MP3 embutido em uma de suas hastes laterais, para facilitar e proporcionar conforto aos atletas que optam em fazer exercícios ouvindo música.
As marcas mais conhecidas, consagradas e que encantam a todos são: Dior, Bulgari, Rayban (Ray-Ban), Armani dentre outras.